Muito Mídia!
Design de Sentidos
O projeto Here Active Listening propõe uma nova forma de interagir com o ambiente ao seu redor, podendo alterar o volume de cada som presente. Por exemplo, reduzir o barulho incômodo dos trilhos do metrô, de uma criança chorando, ou até de uma pessoa que está falando por perto.
here
O design tem um papel incrível no decorrer da história humana, proporcionando inovações que nem sabíamos que queríamos ou precisávamos. Por isso, a interação entre o humano e o objeto deve ser pensada minuciosamente, para que não apenas tal ferramenta exerça sua função mas também para que a experiência de utilizá-la seja cada vez mais intuitiva e natural.
Para que a interação seja boa, precisamos, como designers, levar em consideração os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição. Por que? Pois são os sentidos que dirão se um objeto é agradável ou não, se vai ser bem recebido pelo usuário.
O agradável é apenas a superfície do que se busca, principalmente se focarmos na palavra “ergonomia”. A ergonomia valoriza a interação humano-computador, e busca cientificamente a melhor experiência para o usuário. Tal experiência deve não apenas ser boa, deve ser intuitiva, fácil e objetiva. Ao juntarmos a tecnologia e o ser humano, como vemos no cotidiano, as coisas se tornam mais rápidas e fáceis, por isso a interação é tão importante, deve ser uma extensão que se molde a nossa necessidade e não o contrário.
Quando pensamos nos cinco sentidos, o mais comum de ser relacionado ao design é visão, e com razão. A visão tem um primeiro impacto definitivo em como vamos absorver uma informação, e que tipo de informação é essa. Por exemplo, a identidade visual de um produto está relacionada tanto ao usuário daquela marca quanto aos valores transmitidos pela empresa. O estilo gráfico de um jogo pode atrair um tipo específico de público, como por exemplo, aqueles que buscam imitar jogos de Gameboy, apelando pela nostalgia de um grupo de certa faixa etária.
A seguir alguns exemplos de projetos que trabalham diretamente com os sentidos:
Teslasuit
Aula 1
Esta roupa permite que o jogador sinta os impactos dos tiros em jogos de first person shooter, por exemplo. Através de pequenas correntes elétricas é possível estimular o tato do usuário para uma experiência sensorial daquilo que ele vê na tela.
Audio 3D
Eyeborg
O audio 3D faz com que a pessoa se sinta no ambiente em que se passa aquele audio. Neste exemplo, temos uma barbearia, em que os funcionários parecem interagir com você, espectador. Para uma experiência correta é necessário colocar os fones de ouvido.
Este homem perdeu a visão de um olho quando jovem, e recentemente criou uma prótese com uma câmera integrada, assim sendo capaz de capturar seu dia a dia a partir de sua perspectiva.