Muito Mídia!
Como funciona?
Aqueles que tem grandes críticas sobre o biohacking ou tatuagens em si podem ficar tranquilos, as Tech Tats são temporárias e não precisam de agulhas, indo na contramão do transhumanismo na questão de mudança permanente. É uma solução temporária para problemas temporários. É utilizada uma tinta eletrocondutora temporária e microcontroladores que ao entrarem em contato com a pele, seus sensores são capazes de monitorar o coração e a temperatura do indivíduo. Todos esses dados são enviados para seu smartphone, de modo que você consiga registrá-los e mostrá-los a médicos.
O que é?
Tech Tats é um projeto que tira o transhumanismo do futuro fictício e nos apresenta uma alternativa para as cansativas idas ao médico. Para quem pratica esportes a opção é ainda mais válida, para checar seus batimentos cardíacos e níveis de hidratação, substituindo as pulseiras de monitoramento e os smartwatches.
tech tats
Mas o que é o transhumanismo?
O transhumanismo visa aumentar as capacidades do ser humano, a partir de modificações ou implantes, tendo em mente o objetivo da imortalidade, ou simplesmente a longa vida. Portanto, podemos levar o Tech Tats mais a frente, imaginando possíveis aplicações dessa tecnologia.
Possíveis aplicações
Além de facilitar coisas simples, como a monitoração de atletas, podemos pensar em outros indivíduos que precisam de um monitoramento constante. Um bom exemplo seriam os diabéticos, que precisam tomar doses de insulina, medindo os níveis de glicose no sangue frequentemente. Claro que para resolver essa questão o projeto não poderia permanecer em seu estado atual, já que não perfura a pele. Caso a tatuagem fosse de fato permanente e tivesse contato com o sangue, poderia haver a possibilidade de um dispositivo injetar a insulina em horários ou condições pré-estabelecidas, eliminando uma grande preocupação desse público, garantindo então, uma melhor qualidade de vida.
Aplicador de insulina. Um dos modos mais práticos atualmente, utilizado por diabéticos do tipo 1 e 2.
Exemplos de Tech Tats atuais.
Além de tudo, a tecnologia utilizada no produto é barata e de fácil reprodução. Sendo assim, a substituição de equipamentos hospitalares e dispositivos de monitoramento de saúde é mais do que viável, principalmente se levando em consideração o lado econômico. A investigação do potencial de projetos como esse depende da forma que pode ser visto, se encarado como algo invasivo ou subversivo. Devemos então, estar abertos a novos modos de lidar com os problemas que assolam os indivíduos, lembrando que novos caminhos não são, nem deveriam ser algo a ser evitado.
Aplicador para diabetes tipo 1.
Fontes: FJORD, Diabetes & você
Safe-Inject é um aplicador sem agulhas. Utiliza a pressão para aplicações subcutâneas.